terça-feira, 31 de agosto de 2010

"QUASE DEUSES"


O filme retrata a figura do líder(Dr. Alfred Blalock),que transmite seus conhecimentos da área ao seu auxiliar. Este foi recrutado através de indicação. Além disso, houve uma seleção na qual foi percebida, pelo Dr. Blalock, a habilidade de Vivian no manuseio dos instrumentos médicos. O filme se relaciona perfeitamente com a disciplina Gestão do Trabalho Humano nas Organizações. (Recomendo que o assistam para melhor entendimento do assunto)

Como identificar uma equipe desmotivada


A motivação da equipe de trabalho é essencial para o bom desempenho de uma organização, ainda mais nos dias de hoje que a competição entre as empresas está cada vez maior, todos os fatores contribuem para o sucesso de um empreendimento.

Por isso eu resolvi colocar alguns sinais de desmotivação que podem ser facilmente identificados pelo líder de uma equipe.

A lista a seguir foi extraída do texto “15 indicadores de uma equipe desmotivada” da autora Patrícia Bispo, que está disponível em: http://www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Dicas/6523/15-indicadores-de-uma-equipe-desmotivada.html

1 - Presença constante de conflitos entre os membros da equipe, muitas vezes por motivos banais.

2 - Queda do desempenho dos profissionais. Os resultados individuais, bem como os coletivos não são positivos como antes.

3 - Índice acentuado de rotatividade dos talentos.

4 - Absenteísmo constante e em muitos casos, as faltas dos profissionais não são justificadas.

5 - Ausência de comunicação eficaz entre os membros da equipe.

6 - Ambiente pouco amigável, aonde a maioria das pessoas preferem o silêncio.

7 - Relacionamento fragilizado entre líderes-liderados.

8 - Ausência de propostas dos gestores, para o desenvolvimento dos liderados.

9 - Falta de estímulo dos colaboradores para participarem de atividades promovidas pela organização.

10 - Profissionais explicitamente na zona de conforto e contrários aos processos de mudança.

11 - Quando o nome de outra empresa é citado na sala, os profissionais ficam atentos e os olhos "brilham".

12 - Fortalecimento da "rádio peão", pois os boatos valem mais do que as informações repassadas pelos gestores.

13 - Descrédito dos funcionários em relação às ações adotadas pela organização.

14 - Ausência de criatividade nas atividades dos profissionais.

15 - Receio dos colaboradores em apresentarem sugestões, ideias inovadoras porque pensam que não serão levados a sério e tampouco terão seus talentos reconhecidos.

Dinâmica de Grupo



Encontrei um artigo sobre as falhas na aplicação de dinâmicas de grupo em um processo de seleção. O título do artigo é “As principais falhas da dinâmica de grupo em processos de seleção” e foi escrito por Lucas Gabriel da Luz.
Neste artigo o autor destaca que muitos profissionais utilizam à dinâmica de grupo de maneira equivocada, já que a maioria deles não tem a preocupação de saber se a vaga a ser preenchida necessita a utilização da dinâmica como forma de selecionar um candidato.

Mas o que me chamou mais a atenção foi o fato de que muitos dos profissionais que aplicam esse método de seleção não possuem conhecimento suficiente para sua aplicação, já que segundo o autor do artigo “boa parte dos profissionais entrevistados, nunca participou de qualquer curso ou treinamento sobre a aplicação da dinâmica de grupo em seleção de pessoal”.
Para aqueles que se interessarem, o artigo se encontra disponível em: http://www.rh.com.br/Portal/Recrutamento_Selecao/Artigo/6746/as-principais-falhas-da-dinamica-de-grupo-em-processos-de-selecao.html

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Recrutamento e Seleção

O recrutamento e selecção embora constituam um processo contínuo são conceitos diferentes com fronteiras entre si. De um modo geral, o recrutamento consiste na procura e atracção de candidatos para uma determinada função, enquanto seleção consiste na escolha e tomada de decisão do candidato que ocupará o cargo disponível.O recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visam atrair candidatos potencialmente qualificados, capazes de assumirem cargos dentro da organização. É como um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher. Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um número contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de selecção.
O recrutamento é uma actividade que tem por objectivo imediato atrair candidatos, de entre os quais serão seleccionados os futuros participantes da organização. Assim, poderemos afirmar que o recrutamento é uma atividade de comunicação com o ambiente externo, é uma actividade de relações públicas e de envolvimento da organização com a comunidade que a rodeia.
Disponivel em:
CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. Como agregar talentos à Empresa. São Paulo: Atlas, 1999.
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Provis%C3%A3o_de_recursos_humanos"

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A Indicação no processo de seleção

Eu li uma reportagem do “Fantástico” muito interessante sobre a indicação de candidatos a uma vaga por meio dos funcionários da organização que indicam um amigo para a contratação.

Pelo que pude perceber o tema é tratado pela maioria dos responsáveis em contratar, com naturalidade. A líder de recursos humanos Márcia Costa declara: "A lógica da gente é pedir que o nosso funcionário apresente um amigo para vir trabalhar com a gente", já que segundo ela quando um funcionário convida alguém para trabalhar ele se sente motivado e estimulado, auxiliando também a motivação da pessoa que ele está trazendo. Outros como Satiko afirma que “As empresas têm a prática de selecionar pessoas por indicações porque isto acaba facilitando e agilizando todo o processo e também dá credibilidade”. Enfim, esse assunto pode ser visto de diversos pontos de vista.

A reportagem ainda destaca que aqueles que procuram um emprego devem divulgar sua intenção e seu desejo de se inserir no mercado de trabalho.
Quem se interessar pela reportagem, ela pode ser vista na íntegra em: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL691784-15605,00.html

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Desenvolver a Realização Profissional

Esse post foi retirado do artigo: Criar satisfação no trabalho, que pode ser lido na íntegra em: http://www.conexus-international.com.pt/news/criar%20satisfação%20no%20trabalho/

São raras às vezes em que os sonhos de uma carreira coincidem com a realidade prática, e mesmo assim, tem seus obstáculos. Mas é possível obter satisfação no trabalho mesmo quando não se transforma seu hobby em dinheiro. Pois, a satisfação no trabalho está mais em como aborda o seu trabalho, sua atitude e expectativas, do que nas tarefas que realiza. Quer trabalhe no campo, numa linha de montagem, num escritório ou num campo de futebol, o segredo é compreender os ingredientes chave da sua receita única, para a realização profissional. Os ingredientes são:

Auto-consciência: Se quer ser feliz e ter sucesso, precisa de compreender os seus pontos fortes e fracos. Isso ajudá-lo-á a identificar os tipos de profissões que o ajudarão a desenvolver esses pontos fortes e minimizar os fracos.

Desafio: Podemos não o sentir todos os dias, mas todos gostamos de desafios interessantes. Áreas diferentes desafiam pessoas diferentes em alturas diferentes. Mesmo que a função em si não seja um desafio, pode torná-la assim! Pense nestas ideias e adapte-as à sua realidade:

  • Estabeleça os seus padrões de desempenho: tenha como objetivo bater os seus próprios recordes anteriores ou estabeleça uma competição saudável com os seus colegas.
  • Ensine a outros as suas técnicas de trabalho: nada é mais recompensador do que passar as suas técnicas e conhecimentos a outros.
  • Peça novas responsabilidades: estas lhe darão oportunidades para se desenvolver.
  • Comece ou envolva-se num projeto que envolva as capacidades que quer desenvolver ou melhorar.
  • Empenhe-se no desenvolvimento profissional: faça cursos, leia livros ou revistas da sua área, frequente seminários. Independentemente da forma como o faça, mantenha as suas capacidades e conhecimentos atualizados.

Variedade: De mão dada com a necessidade de desafios, está à necessidade de minimizar o aborrecimento. Mesmo que o seu trabalho se adequou às suas capacidades e conhecimentos, tornar-se-á monótono e frustrante. Eis alguns métodos para aliviar a monotonia profissional:

  • Aprenda e desenvolva novas capacidades.
  • Peça para mudar para uma nova tarefa/projeto/departamento, que exijam as mesmas capacidades.
  • Peça para trabalhar num horário diferente.
  • Ofereça-se para realizar tarefas novas.
  • Envolva-se em trabalho de voluntariado, na sua empresa ou fora dela.
  • Em casos mais profundos, peça uma licença sabática e reflita sobre a sua vida profissional.

Atitude Positiva: Mudar para uma atitude positiva é um processo complexo, que exige muito trabalho e um empenho fortíssimo. Contudo, com o tempo, pode começar a ver a maior parte dos eventos da sua vida como positivos e valiosos. Aqui ficam algumas sugestões:

  • Impeça os seus pensamentos negativos.
  • Reformule-os, para que sejam positivos.
  • Coloque os acontecimentos do dia no contexto correto.
  • Não pense constantemente no que correu mal.
  • Veja os obstáculos como desafios.
  • Torne-se um otimista: todas as situações menos positivas trazem uma lição.
  • Procure um coach profissional, que o ajudará a identificar e modificar pensamentos e ações negativistas.

Conhecer as suas opções: Procure sempre novas oportunidades. Esteja atento a jornais, a conversas de colegas, amigos, familiares. Quando vê opções, sente que tem mais controle sobre a sua vida. Quando escolhe de forma consciente ficar na mesma função, esta se torna mais atraente; pelo contrário, se fica nela porque sente que não tem outras opções, vai-se sentir forçado e contrariado.

Para se auto-motivar:

  • Mantenha uma lista de tudo o que tem vindo a alcançar (reconhecimento social, condições financeiras, seguros, prêmios, etc).
  • Atualize regularmente o seu CV (Curriculum Vitae) .
  • Mantenha-se atualizado quanto às tendências de emprego da sua área (Talvez seja interessante frequentar um curso).
  • Procure outros empregos que lhe interessem, mesmo que não se queira candidatar. Quais as condições que oferecem? São interessantes? Porquê?

Estilo de vida equilibrado: Quando nos focamos em demasia num e esquecemos o outro, colocamos toda a nossa vida em stress. Quando o trabalho domina a nossa vida, é fácil criar ressentimentos e perder o sentido de perspectiva.

Um sentido de objetivo: Existe a necessidade de encontrar um objetivo, em tudo o que fazemos. Mesmo que a nossa função seja aborrecida, ajuda muito se conseguimos encontrar os benefícios reais que oferecemos aos outros, através do nosso trabalho.Até o trabalho mais mundano tem um fim, se o observarmos de perto. E se não tem, acha mesmo que deveria estar a desperdiçar a sua vida a fazê-lo?

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mais investimentos e consumo


O Produto Interno Bruto(PIB) de 2010 será puxado por um avanço de 20,4% nos investimentos e de 6,6% no consumo das famílias. As projeções constam do relatório"Economia Brasileira em Perspectiva", divulgado pelo Ministério da Fazenda. O relatório informa que o País retomou o ciclo de expansão sustentável. A demanda interna foi a responsável pela recuperação rápida da economia depois da crise mundial, com avanço de 9,1%. O crescimento da renda e do emprego foram os responsáveis pelos ganhos. O Ministério da Fazenda projeta criação de 2,2 milhões de vagas formais até o fim do ano, além do maior salário mínimo real(descontada a influência da inflação) nos últimos 20 anos . Segundo o documento, o crescimento do mercado de trabalho e da massa salarial seguirão constantes. (Diário do Comércio-São Paulo)

O papel de um líder em uma organização

O vídeo abaixo mostra uma entrevista com Claudio Fernández-Aráoz, que é especialista em gestão de talentos e recursos humanos, para o programa “Conta Corrente” da “GloboNews”.

Nele o entrevistado descreve as qualidades essenciais de um líder, e ressalta a importância das decisões que são tomadas por ele. Também aborda questões de contração da pessoa certa, para a vaga certa.

O vídeo está disponível em: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1237883-7823-CLAUDIO+FERNANDEZARAOZ+FALA+SOBRE+GESTAO+DE+PESSOAS,00.html

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Liderança


Para a Enciclopédia livre Wikipédia, Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.

Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.

E é sobre isso Marco Fabossi trata em seu livro Coração de Líder: A essência do líder-coach. O autor mostra que é possível manter-se fiel a princípios morais e éticos, com valorização e crescimento do capital humano, em um ambiente de aprendizado contínuo.

Nesse vídeo, é ilustrado com cenas do filme Fomos Heróis os principais conceitos de liderança, motivação e trabalho em equipe de Marco Fabossi.

http://www.youtube.com/watch?v=ZHfBLc6NKYs&feature=related

O vídeo mostra que Liderança é inspirar-se através do exemplo; que parábolas e metáforas, quando bem aplicadas, falam mais que qualquer discurso. Que o verdadeiro líder identifica talentos e habilidades, colocando as pessoas onde são mais úteis para a equipe e trabalham mais motivadas por fazerem o que gostam. Líderes reconhecem, identificam, treinam e promovem novos líderes.

O líder cuida da sua equipe, e se arrisca por ela quando necessário. Ele não omite fatos ou informações, é verdadeiro, e cumpre o que promete. E antes de ser líder, é preciso ser um bom ser humano.

Estudo de caso:

A empresa ZAP, grande produtora de pneus do Triângulo Mineiro designou a sua gerente Mônica, a responsabilidade de avaliar a rotatividade de pessoal em sua empresa. Os primeiros dados mostravam:

1- Os funcionários responsáveis pelo controle e qualidade dos produtos finais tinham grande rotatividade entre o segundo e o sexto mês de trabalho do que as demais áreas.
2- O setor de entrega e contato com o cliente intermediário se destaca pelo grande número de pedidos de demissões após um ano e três meses na empresa.

De que forma, o processo de recrutamento e seleção pode estar relacionado aos fatores observados. O que você proporia para melhorar o processo de agregar pessoas?



Jovens Questionadores


"Nascidos a partir de1980, os jovens hoje chamados de Geração Y são os primeiros a entrar no mercado de trabalho com amplos conhecimentos do mundo digital. São curiosos e questionadores. Internet e celular integram o seu cotidiano, que agora se exacerba com o sucesso monumental o I-PAD, da Apple. Com essa visão da geração Y, os especialistas em Recursos Humanos dão tratos a bola para selecionar os modelos mais adequados de gestão, para garantir a competitividade do sistema. Outra característica marcante da geração Y é a velocidade com que pretende ascender a postos mais elevados. A paciência para aguardar é reduzida. Muitos têm bons cursos de pós-graduação(alguns lá fora) e não querem esperar por chances remotas. É a hora dos jovens de talento. Não existe propriamente conflito de gerações, mas uma visão diferente e segmentada do mercado de trabalho, com nítida vantagem para os que dominam as inovações tecnológicas, independentemente das idades. Inovação passou a ser a palavra de ordem. Ela deve estar presente também na escola, para que se forme uma nova e competente geração de líderes."

O Centro de Integração Empresa-Escola( CIEE), com os seus 25 mil inscritos, no Rio de Janeiro, trabalha com essa perspectiva de propiciar rápida ascensão profissional aos seus aplicados estagiários da predominante Geração Y.


*Arnaldo Niskier,´74 anos, é doutor em Educação pela UERJ, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras e presidente do CIEE/Rio (aniskier@ig.com.br)
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domingo, 22 de agosto de 2010

Como as redes sociais afetam o recrutamento de pessoal nas organizações

Esse post foi baseado na notícia: “O uso das mídias sociais no mercado de trabalho”, que pode ser lida na íntegra em:
http://www.aracatinet.com/?p=20849


Com o contínuo aumento do número de pessoas que usam a internet, tem sido cada vez mais freqüente o uso de redes sociais, como sites e blogs, para obter contatos de pessoas com os mesmos interesses e de empresas em fase de recrutamento de candidatos para ocupação de determinado cargo.

Essas ferramentas proporcionam a divulgação do trabalho, dos projetos e que o individuo fale de seus talentos e conhecimentos. Mas por outro lado servem como forma do contratante conhecer melhor seu possível funcionário, inclusive seus maus hábitos.

Com isso é possível identificar que ao mesmo tempo em que as redes sociais servem como ajuda para que alguém seja notado por um potencial empregador, elas também servem como fonte de informações que podem fazer com que este pense melhor e não o contrate por encontrar em seu perfil as seguintes comunidades: “Eu odeio meu chefe”, “Eu odeio minha empresa”, “Eu odeio acordar cedo”.

O processo de recrutar pessoas

O recrutamento de pessoas é de extrema importância dentro de uma organização, podendo ser interno (direcionado aos seus próprios colaboradores), externo (direcionado a pessoas externas), ou misto (direcionado tanto para os colaboradores, quanto para as outras pessoas).

No processo de recrutamento de pessoal é fundamental que o departamento de gestão de pessoas saiba exatamente qual o perfil e quais as qualificações são necessárias ao profissional que ocupará o cargo em questão. Pois dessa forma é possível determinar os meios pelos quais será feita a divulgação da vaga, tentando atrair candidatos qualificados, com o objetivo de atingir o tipo de profissional esperado.

sábado, 21 de agosto de 2010


Em primeiro lugar, sejam todos bem vindos ao Momento Gestão. Esse blog foi criado para aprendermos juntos sobre Gestão de Pessoas; toda semana dedicaremos um momento para postar nossas descobertas e algumas sugestões. O blog foi criado por universitários do curso de Administração, mas aborda um conteúdo que pode e deve ser acessado por todos, pois aqui serão tratadas as principais características de um bom líder, independente da área de atuação. Por isso, indico que todos vejam no Youtube um vídeo feito pelo Curso de Academia de Líderes, que aborda as 10 principais atitudes de um vendedor de sucesso, as quais acredito que todos devem ter para ter sucesso em tudo que for fazer na vida.

http://www.youtube.com/watch?v=rauZGa-2cKg&feature=related