terça-feira, 28 de setembro de 2010

Viver 5S


Servir é fundamental. É a base da vida em sociedade. Servir é uma das qualidades mais importantes do bom líder.
Porém, a conjugação deste verbo merece alguns cuidados. Com ele, não podemos dizer" quanto mais melhor".
Até certo ponto a capacidade de servir gera benefícios. Depois, pode gerar uma relação de servidão, em que as pessoas caem em uma espécie de escravidão voluntária e viciosa. A partir daí. nenhuma das duas partes é beneficiada. Quem presta serviço se cansa em excesso; quem recebe, cai na letargia corrosiva.
O líder servidor exagerado poda a capacidade de crescer dos liderados, ou seja, deixa de ser líder.
E quanto ao 5S?
Devemos servir ao 5S ou ele servir a nós? As duas coisas. É um serviço de mão dupla, de boa parceria.
No primeiro momento, é preciso prestar um serviço leve ao 5S, estudando-o, procurando conhecer sua natureza e como ele pode lhe ser útil. Felizmennte, a dedicação e o aprendizado podem ser recompensados imediatamente, com a prática do 5S em melhorias simples.
À medida que exercitamos o 5S, consolidamos nosso conhecimento sobre sua natureza.
Deixamos de ver o 5S como objeto de estudo; passamos a sentí-lo como instrumento que permeia todas as nossas atividades, facilitando o cuidado que nos compete cuidadr:os FATORES DE QUALIDADE( Ambientes, Pessoas, Equipamentos, Materiais, Métodos e Medidas).
Assim, o 5S passa a nos servir.
Assim, o 5S atua como um bom líder que nos mostra o caminho para a realização de nossos sonhos. O bom líder não é o que faz, mas o que abre os olhos para ver a nossa qualidade interior.
Wagner Matias de Andrade (veja mais no site www. 5s. com br)

sábado, 25 de setembro de 2010

Para Líderes - A ética dos pequenos atos.

Recebi um email alertando sobre as eleições, mas que tem em sua essência mostrar a ética em todas as atitudes, mesmo as mais simples. Leiam e reflitam.

A ética dos pequenos atos! (Eugênio Mussak)

É incrível como aprendemos sobre pessoas usando a técnica denominada “observação passiva”. Trata-se, simplesmente, de prestar atenção ao comportamento humano, especialmente nas pequenas coisas, sem interferir.
Tive recentemente uma experiência com a qual pude aprender sobre coerência de conduta. Eu estava na sala de embarque do aeroporto. Também estava ali um conhecido e controvertido político, desses que passam a maior parte do tempo dando explicações sobre suspeitas de corrupção.
Quando o funcionário anunciou o embarque, recomendou que se apresentassem primeiro os passageiros das filas 15 a 28. Os demais deveriam esperar. É uma técnica para agilizar a operação. Como eu estava na fileira 12, esperei. O político, porém, foi o primeiro a se postar no portão de embarque. Certamente estava no fundo do avião, pensei. Entretanto, quando entro no avião, ele está sentado em uma das primeiras poltronas.
Durante o vôo refleti sobre o episódio. Por que o fato me incomodava? Ele não havia atrapalhado a viagem, nem comprometera a segurança. Sim, mas, por menor que seja, o descumprimento a uma norma de conduta — ponderei — constitui uma contravenção. Pequena, inocente e até insignificante, mas, mesmo assim, uma contravenção.

Do episódio sobraram uma constatação e um aprendizado. A constatação: certamente, para ele, o negócio é levar vantagem, mesmo descumprindo as normas, do avião ou da República.

O aprendizado: a ética nas grandes coisas começa nas pequenas. As pessoas agem no atacado como no varejo. Creia, você é observado nas pequenas coisas — positivas e negativas –, principalmente se for o líder de um grupo. Sempre alguém notará as sutilezas de seu comportamento cotidiano e pensará: “Ele é assim”.
Para terminar a história do político, o motorista que me apanhou no aeroporto era seu eleitor e fã, a ponto de emocionar-se ao vê-lo. E comentou: “Ele é um bom político — rouba, mas faz”. O que me levou a perguntar-lhe: “O senhor não acha que ele poderia fazer sem roubar?”. “Mas ele é um político… São todos assim”, ponderou. Esse conceito conformista explica muita coisa. Segundo ele, quem detém o poder, e pode ajudar os outros, fica livre de freios morais, aplicáveis aos que dependem de sua compaixão.
Não se trata disso, e sim de obrigação. Ele foi eleito para cuidar dos interesses da sociedade, e não dos seus próprios. Sobre isso, diria Platão: “Ética sem competência não se instala. Competência sem ética não se sustenta”.

A não ser, é claro, que levar vantagem em tudo seja um traço cultural, o que significaria apunhalar a meritocracia. E isso não convém a ninguém que considere a ética um valor, especialmente se for um líder.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Trabalho em Equipe

O trabalho em equipe proporciona a troca de conhecimento e agilidade de objetivos compartilhados.
Assita ao vídeo e reflita sobre a força do trabalho em equipe.




segunda-feira, 13 de setembro de 2010

"Dicas para um bom relacionamento no trabalho"


1-A diferança entre Epresários e empresários, é que enquanto aqueles estão sempre planejando, estes estão sempre construindo
2-Ter um empregado mal intensionado é ter um inimigo anônimo.
3-Qualquer problema, por mais difícil que seja, somente ficará sem solução a partir do instante que se abandonar as tentativas.
4-Espírito colaborativo é precioso num ambiente de trabalho. Eis alguns exemplos:Não dificultar o fácil, mas facilitar o difícil. Se souber, faça; se não souber, aprenda; se aprender, ensine; se lhe pedirem, ajude; se não pedirem, se ofereça.
5-Demorar horas para fazer um trabalho que pode ser feito em minutos, é exemplo típico de ineficiência. Isso reflete um alto custo e baixa produção. Remaneje a equipe. dinamize o pessoal, exija maior participação. Eficiência é a palavra!
6- Ao explicar como fazer um serviço e pressentir que não se fez entender, dê exemplos, ilustre, desça a detalhes. Não poupe esforços ou a execução final ficará comprometida.
7-Mesmo que alguém caia "na lona" ainda não é o fim. A lona é um lugar sólido para firmar os pés, erguer-se e reiniciar a luta!
8-Quando você precisar adular um empregado para fazer uma tarefa, é um claro sinal de que você perdeu o comando.
9-Se tudo que você diz tem conteúdo e verdades, você sempre será ouvido, não importa o que diga.
10-Somente o chefe que já foi "peão" sabe onde fica o calo que mais dói nas mãos dos "peões".
11- Se seus negócios não andam bem, você deve tomar a "frente" enquanto ainda há tempo. Sentir o vendával soprar e não recolher as velas, é deixar o barco naufragar sem tentar salvá-lo.
12-Mantenha sempre seu quadro de empregados motivado, em alto astral. Quando um empregado está feliz ele faz rápido, bem feito, não desperdiça material e nem se afadiga.
(Do livro:"Dicas para um bom relacionamento no trabalho"-Inácio Dantas)

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Formação de Gestores


Ana Lagoa, diretora de jornalismo do Canal Futura, diz:"As empresas deveriam inibir a falta de educação, as grosserias e a agressividade. Isso teria que fazer parte da formação de gestores e da cultura das empresas."
Relacionando o comentário da jornalista com a disciplinaRH:"inibir as grosserias, a falta de educação e a agressividade", seria conseguido através de uma política mais rígida de treinamento e seleçaõ, o que deveria fazer parte da cultura organizacional.( Trecho de entrevista concedida a escritora Leila Ferreira e que faz parte de seu livro"A arte de ser leve")

Ronan Alves Ferreira, jornalista e redator da Rede Globo, comenta...

Ronan, uma vez brincou:"Os índices de HUMILDADE relativa do ar andam muito baixos nos ambientes de trabalho. A humildade, hoje, é uma virtude ameaçada de extinção. Assumir o que não somos, reconhecer nossas falhas, admitir nossa insignificância, querer genuinamente aprender com o outro, pedir ajuda, desculpar-se_ tudo isso destoa do que propõe nossa cultura:competir,"mostrar serviço", "cair matando", exibir-se, vangloriar-se, colocar-se no centro das atenções. Sem humildade,o peso de nossa bagagem aumenta. Aposentar a arrogância seria aposentar um "traje engomado" que dificulta nossos movimentos e os de quem tem a má sorte de estar perto de nós."( do livro:"A arte de ser leve" -LEILA FERREIRA)

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Riscos do Investimento em Treinamento


A razão pela qual as empresas investem menos em treinamento é o receio do perda do investimento, pois o empregado pode deixar a empresa a qualquer momento e ainda poderá ir trabalhar para um concorrente.
Uma outra razão é a dificuldade de se calcular o retorno desse investimento que é sempre um investimento de longo prazo, enquanto as empresas são pressionadas a obter resultados no curto prazo.
Para evitar o risco da saída de pessoal, algumas precauções podem ser tomadas. O primeiro passo seria não concentrar o treinamento em poucas pessoas, treinando um grupo maior para que não ocorra concentração do benefício do investimento, diminuindo os riscos de sua perda. Além disso, elaborar um plano de aproveitamento desse pessoal, de modo que eles tenham um trabalho à altura do desenvolvimento que receberam, pois se ouver pouco aproveitamento do que foi ensinado o trabalhador podera se frustar levando a uma desmotivação e a saída do empregado.
Por fim todo treinamento formal deve ser avaliado, verificando se os treinandos assimilaram o que lhes foi passado e se haverá algum retorno para a empresa.

Leia mais em: Recursos Humanos: Princípios e Tendências

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Trabalho em Equipe


O Momento Gestão surgiu da união de pessoas que habitualmente não faziam trabalhos juntos; a princípio imagino que todos apresentaram alguma resistência, mas com o começo das atividades aprendemos a respeitar as ideias uns dos outros e vimos que podemos aprender muita coisa nova juntos. Quando formos exercer nossas profissões, dificilmente trabalharemos com nosso grupo de amigos, com os quais fizemos à maioria dos trabalhos no decorrer da formação universitária, mas poderemos levar as inúmeras coisas que aprendemos juntos, principalmente a saber lidar com as diferenças, saber respeitar as opiniões ecompreender o temperamento de cada um. Nesse contexto, apresento um artigo sobre a importância do trabalho em equipe, retirado da Artigonal.

O psicólogo Abraham Maslow constatou que os indivíduos têm diversas necessidades, com diferentes forças. Sabemos que necessitamos de alimento, de abrigo, pagar nossas contas, de segurança no emprego, etc., mas também de nos relacionar com os outros e de sermos aceitos por eles. Sem isso nosso trabalho se torna enfadonho e sem graça.

Trabalhar em equipe é mais divertido do que trabalhar individualmente, o que pode contribuir para melhorar nosso desempenho.

Há... coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias: as formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida... os gafanhotos não tem rei, porém todos saem, e em bandos se repartem (Provérbios 30:24-27).

Quando falamos em trabalho em equipe, logo nos lembramos das formigas e dos gafanhotos, seres tão pequenos, mas que dão um grande exemplo de união, força e auto-gerenciamento.

As primeiras têm um líder, vivem numa sociedade eficazmente organizada e não precisam receber ordens para executar seu trabalho. Você já viu de perto um formigueiro? Já notou como elas andam em fileiras e sincronia perfeitas e preparam seu alimento no verão para os dias de chuva, quando não podem trabalhar? Já os gafanhotos não têm um líder, porém sabem o que devem fazer exatamente.

Mas o que é trabalho em equipe?

Suponha que você e mais duas pessoas estão trabalhando em uma plantação de feijão, onde cada um ganha o salário correspondente ao seu dia de trabalho. O trabalho funciona da seguinte maneira: em fila, você cava o buraco, o segundo joga a semente e o terceiro integrante tapa o buraco. Cada integrante deste grupo se preocupa apenas em realizar a sua tarefa, nada entendendo da importância do trabalho dos outros, “é cada um por si”.

Um certo dia o segundo membro da equipe faltou ao trabalho por motivo de saúde, porém a atividade continuou, pois cada um recebia o salário correspondente ao seu dia de trabalho e eles sabiam muito bem qual era sua responsabilidade, sem a necessidade de um líder para orientá-los. Você cavava o buraco, o segundo não jogou a semente (pois havia faltado), mas o terceiro tapava o buraco e assim prossegue o dia inteiro...

Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado. Se no exemplo anterior você e os demais integrantes do grupo trabalhassem como equipe, conhecendo a importância do trabalho de cada membro, tendo uma visão e objetivos comuns, certamente vocês diriam: “nosso colega faltou, vamos ter que substituí-lo ou mudar o modo como estamos plantando, se não nosso trabalho será improdutivo”.

Toda equipe é um grupo, porém... nem todo grupo é uma equipe. (Carlos Basso, sócio-diretor da Consultoria CR Basso)

Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. No entanto esse grupo não é uma equipe. Pois, equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas.

Grupo são todas as pessoas que vão ao cinema para assistir ao mesmo filme. Elas não se conhecem, não interagem entre si, mas o objetivo é o mesmo: assistir ao filme. Já equipe pode ser o elenco do filme: Todos trabalham juntos para atingir uma meta específica, que é fazer um bom trabalho, um bom filme.

(Suzy Fleury, psicóloga e consultora empresarial e esportiva)

Ter uma equipe altamente eficaz é mais do que ter um grupo de pessoas, visto que o trabalho em equipe precisa ser planejado, elaborado.

Entrevista com Diretora de RH da Embraer


Embraer:Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.Uma das maiores empresas aeroespaciais do planeta e uma das maiores exportadoras brasileiras. Essa multinacional projeta , fabrica e comercializa aviões comerciais, executivos e de defesa e tem Unidades Operacionais nos Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Porém, é no Brasil o Centro de Decisão de Criação de Novos Produtos.(São José dos Campos-S.P.) Na área de RH, a Embraer dispõe de uma Política focada na parceria efetiva com seus empregados e num ambiente de trabalho que valoriza sobremaneira o ralacionamento interpessoal e as práticas de Gestão que fazem com que o empregado sinta orgulho em trabalhar na Empresa.
Eunice Rios Guimarães Batista, mineira de Araxá, transformou-se numa das executivas mais reconhecidas do segmento de RH empresarial no país. "O mais desafiador para mim, enquanto Diretora de RH na Embraer, é trabalhar para o engajamento das pessoas, contruir um ambiente que possibilite o crescimento dos profissionais para que eles possam criar e produzir os melhores aviões do mundo. Reconhecer e otimizar o talento dos mais de 16 mil funcionários da empresa. Sei que minha responsabilidade não é pequena, mas é nobre e eu gosto e acredito muito na força de uma equipe engajada, bem preparada e feliz"
Eunice dá uma "dica"preciosa para o sucesso do funcionário em uma empresa:"Primeiro, é importante você gostar do que faz, é mais prazeroso e os resultados sempre são superiores. Tenha humildade, determinação e uma causa pessoal. Compartilhe conhecimentos, colabore, pense grande e surpreenda. Nunca esqueça que a vida é mais do que trabalho e que é a soma de tudo que traz o sucesso e a felicidade" (Jornal Correio de Araxá/4-08-2010)









'

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O lider sem carater

Um verdadeiro líder influencia e inspira as pessoas, servindo-as com amor, caráter e integridade, para que vivam com equilíbrio e trabalhem com entusiasmo em direção a objetivos e resultados legítimos.
Artigo disponível em: www.rh.com.br

domingo, 5 de setembro de 2010

Os Benefícios do e-learning

O e-learning é um modelo de ensino não presencial suportado por algum tipo de tecnologia, que geralmente ocorre através da internet, já que esta facilita a disseminação de informações e conteúdo. Através dele é possível participar de vários cursos e treinamentos sem sair de casa.

Veja os principais benefícios do e-learning abaixo:
(Eles foram retirados de um texto “10 benefícios do e-lerning” de Patrícia Bispo no site: http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Dicas/6743/10-beneficios-do-e-learning.html).

1 - Geralmente, o ambiente virtual é atraente e oferece recursos que normalmente não estão disponíveis em um evento presencial como, por exemplo, congelar a apresentação, retroceder e adiantar.

2 - Ao utilizar a tecnologia como ferramenta de aprendizado, a pessoa quebra paradigmas e se habitua a enfrentar o novo. Isso é uma forma de sair da chamada zona de conforto.

3 - Quando alguém utiliza o ensino à distância pela primeira vez, observa que o mundo virtual não é uma ferramenta tão complexa quanto se imagina. Isso faz com que os profissionais sintam-se estimulados a utilizarem outros recursos que muitas vezes estão ao seu alcance, mas que por receio de utilizá-los de forma errada preferem manter-se longe .

4 - Há quem diga que não participará de um determinado evento, porque só encontrará pessoas bem mais jovens e que se sentirá um peixe "fora d'água". O ensino à distância é democrático, pois permite que pessoas de várias faias etárias, regiões, culturas participem de um processo de aprendizagem, sem que se sintam deslocadas.

5 - O e-learning não isola as pessoas, pelo contrário. Hoje, muitos ventos abrem espaço para fóruns on-line, onde os participantes deixam seus comentários, apresentam suas dúvidas sobre o que foi apresentado, trocam ideias e ainda têm a oportunidade de ampliar a rede de relacionamento.

6 - Através do e-learning, os participantes passam a ter mais facilidade para acompanhar as mudanças impostas pela globalização, que a cada minuto dissemina informações novas e em uma velocidade cada vez maior.

7 - O participante do evento não precisa ter gastos com hospedagem e passagens, porque quando se participa de um evento à distância a pessoa pode cumprir sua carga horária no trabalho, em casa ou em qualquer local com acesso à internet.

8 - Uma empresa que adota o ensino à distância consegue ter uma abrangência de público significativa, sem deixar de mencionar a redução de custos. Supondo que um departamento precise participar de um seminário sobre competências comportamentais, não será preciso que todos os funcionários se desloquem para outro ambiente. Na própria empresa, os colaboradores podem participar do evento sem nem sair da própria mesa de trabalho.

9 - Como as pessoas estão com o tempo escasso e nem sempre consegue licença para se ausentarem do ambiente de trabalho, o e-learning cai como uma luva, pois não é preciso deixar de cumprir suas atividades laborais.

10 - Empresas reconhecidas no mercado e que utilizam o e-learning para promover eventos, geralmente oferecem certificado com carga horária. Ou seja, ao participar de um evento como esse, o participante pode comprovar sua participação e incluir o evento em seu currículo.

Falta de treinamento

O que a falta de treinamento de seus funcionários pode ocasionar:


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Educando, desenvolvendo e treinando pessoas


Quando se trata de educar, desenvolver e treinar pessoas, muitos acreditam que se trata do mesmo assunto, mas são abrangências diferentes, que devem ser analisadas pelo nível estratégico e ver qual melhor satisfará os objetivos da organização.

Para melhor entender sobre os temas, apresento aqui, uma distinção feita por Luiz Carlos Moreno:

Educação

- Definição: Procedimento através do qual a série total de potencial de capacidade do ser humano é estimulada e aumentada.
- Objetivo: Fornecer competências e valores necessários para viver com sucesso, mais a habilidade de perceber e manejar com eficácia novos dados, informações e situações mutáveis, transformando, elaborando e construindo conhecimento para a vida.
- Enfoque: Ser Humano - prevê aplicação atual e futura da aprendizagem atual.
- Responsabilidades pela execução: Sistema educacional - público e privado. Empresas e sociedade civil.
- Resultado esperado: Homens que continuamente aprendem a aprender.
- Dimensão temporal: Longo prazo (vida toda).

Desenvolvimento
- Definição: Processo de crescimento integral do homem; a expansão de sua competência de utilizar totalmente as suas capacidades e aplicar sua competência para a solução ou resolução de novas e diferentes situações.
- Objetivo: Suprir competências específicas para o desempenho de tarefas futuras, num processo de crescimento contínuo.
- Enfoque: Necessidade e potencial do indivíduo + tarefa e ocupação futura. Preventivo – é um meio de se evitar que apareça um problema de produção.
- Responsabilidades pela execução: Empresa – através de todos os níveis de supervisão e gerência.
- Resultado esperado: Homens preparados para ocupações-chaves dentro da organização, na qualidade, quantidade e época necessária.
- Dimensão temporal: Médio prazo.

Treinamento
- Definição: Ação de efetuar mudanças no comportamento do homem, aplicado na aquisição de competências relacionadas à sua tarefa.
- Objetivo: Suprir competências específicas, necessárias para desempenhar tarefas características, dentro de padrões de qualidade, quantidade e custo estabelecidos.
- Enfoque: Necessidade da tarefa, ocupação atual. Corretivo - é um meio de se resolver um problema de produção.
- Responsabilidades pela execução: Empresa - através de todos os níveis de supervisão e gerência.
- Resultado esperado: Homens que desempenhem tarefas específicas, atendendo aos padrões de qualidade, quantidade e custo de forma a realizar as metas preestabelecidas.
- Dimensão temporal: Curto prazo.

O artigo completo está disponível em: http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Artigo/5137/educacao-desenvolvimento-e-treinamento.html

O recrutamento busca atrair candidatos qualificados que serão selecionados futuramente como funcionários da organização. Já a seleção é uma escolha da pessoa certa para o carco certo, com o objetivo de aumentar a produtividade e os resultados.
Antes de recrutar ou selecionar qualquer candidato ao trabalho, a organização deve determinar o coteúdo e a função do cargo.

Treinamento

De acordo com Lacombe (2005), as organizações necessitam de pessoas competentes e motivadas para produzir. As empresas não podem escolher entre treinar ou não seus empregados pois cada pessoa possui qualificações genéricas e cada empresa suas peculiaridades.
Em que consiste o treinamento? Para que serve? Para que usar?
As empresas treinam para obter uma equipe de melhor nível e almentar a produtividade obtendo melhores resultados.
O treinamento não é utilizado apenas para novos empregados, ele é utilizado contínuamente nas organizações bem administradas.
As empresas que não treinam podem enfrentar dificuldades competitivas pela falta de trabalhadores preparados.