quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Riscos do Investimento em Treinamento


A razão pela qual as empresas investem menos em treinamento é o receio do perda do investimento, pois o empregado pode deixar a empresa a qualquer momento e ainda poderá ir trabalhar para um concorrente.
Uma outra razão é a dificuldade de se calcular o retorno desse investimento que é sempre um investimento de longo prazo, enquanto as empresas são pressionadas a obter resultados no curto prazo.
Para evitar o risco da saída de pessoal, algumas precauções podem ser tomadas. O primeiro passo seria não concentrar o treinamento em poucas pessoas, treinando um grupo maior para que não ocorra concentração do benefício do investimento, diminuindo os riscos de sua perda. Além disso, elaborar um plano de aproveitamento desse pessoal, de modo que eles tenham um trabalho à altura do desenvolvimento que receberam, pois se ouver pouco aproveitamento do que foi ensinado o trabalhador podera se frustar levando a uma desmotivação e a saída do empregado.
Por fim todo treinamento formal deve ser avaliado, verificando se os treinandos assimilaram o que lhes foi passado e se haverá algum retorno para a empresa.

Leia mais em: Recursos Humanos: Princípios e Tendências

Nenhum comentário:

Postar um comentário