sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Foco no Resultado

Uma pessoa raramente realiza mais do que espera porque, em geral, a maioria não procura alcançar mais do que se julga capaz. A maioria das pessoas sempre está em busca aquilo que acha possível e, por este motivo, não encara maiores desafios. O foco mental determina comportamentos; é a força que conduz sentimentos, o poder da concentração. Quanto maior for a concentração (foco), mais vivo ficará em nossas vidas aquilo que está sendo objetivado, como se o foco aumentasse e tornasse real a experiência imaginada.

Existem pessoas que vivem focadas em seus pontos fracos e por fazerem isso, criam muitas impossibilidades em suas vidas. Existem, também, aquelas pessoas que vivem focadas nos seus pontos fortes e isso as favorece para alcançar êxito. O conferencista Eugênio Mussak tem uma frase que diz o seguinte: Se você muda o pensamento, você muda o comportamento. Quando alguém muda o foco mental muda o comportamento, pois o comportamento sempre é o resultado do estado emocional que a pessoa está vivenciando num dado momento, mas o sentimento não aparece do nada, ele surge a partir do foco mental.

A verdade é esta: nós somos aquilo que repetidamente focamos em nossas mentes. Se você focar predominantemente os obstáculos que terá para passar numa prova, por exemplo, acaba se condicionando para sentir o lado negativo desta experiência. Por outro lado, se focar o resultado final da prova, ou seja, os benefícios que deseja obter, criará mais condições para obter o resultado e se motivará para se preparar melhor. Por isso, é tão importante focarmos os resultados que desejamos obter.

Se a pessoa valoriza os sucessos do passado e comemora os sucessos diários, ela tende a direcionar o seu sistema nervoso para buscar novos sucessos. Isso faz com que o indivíduo condicione-se a enxergar o sucesso, ou seja, passa a ter foco no que funciona, nas soluções e nas possibilidades. A regra do foco mental é simples: tudo aquilo que está carregado de emoção vai predominar. Portanto, crie um quadro mental de suas conquistas, veja o filme completo daquilo que você quer e sinta o resultado, o sentimento da vitória, como se já estivesse alcançado. Mas, para fazer isso, é importante acreditar, se não conseguir é porque está na hora de mudar o foco para entender que você pode fazer muito mais do que se julga capaz.

Leia o artigo completo de Cersi Machado em: http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Artigo/6884/foco-no-resultado-.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário