segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Estudo de caso:

A empresa ZAP, grande produtora de pneus do Triângulo Mineiro designou a sua gerente Mônica, a responsabilidade de avaliar a rotatividade de pessoal em sua empresa. Os primeiros dados mostravam:

1- Os funcionários responsáveis pelo controle e qualidade dos produtos finais tinham grande rotatividade entre o segundo e o sexto mês de trabalho do que as demais áreas.
2- O setor de entrega e contato com o cliente intermediário se destaca pelo grande número de pedidos de demissões após um ano e três meses na empresa.

De que forma, o processo de recrutamento e seleção pode estar relacionado aos fatores observados. O que você proporia para melhorar o processo de agregar pessoas?



3 comentários:

  1. A empresa ZAP deve entender que se não reavaliar seus processos de recrutamento e seleção vão continuar tendo prejuízos. É necessário que a empresa busque por candidatos que suprem as necessidades do cargo, pois é possível que estejam contratando pessoas com mais qualificação do que os cargos exijam, ou até mesmo exista incapacidade técnica dos contratados e falta de treinamento por parte da empresa. A gerência deve atentar-se em efetuar também testes de conhecimento para os candidatos ao cargo de controle e qualidade e incluir testes de simulação aos profissionais de entrega e contato com o cliente intermediário, enfim, existem muitas técnicas e deve ser estudada qual melhor solucione os problemas a longo prazo, o importante é que, mesmo exigindo mais tempo, a empresa invista mais no seu processo de seleção.

    ResponderExcluir
  2. A empresa Zap possui uma alta rotatividade de pessoal nos setores de controle e qualidade de produtos finais e de entrega e contato com o cliente intermediário. Ao que me parece isso seria ocasionado por dois motivos: 1º) a empresa não trata os seus funcionários da forma esperada, ou seja, falta motivação para esses colaboradores; 2º) ela está cometendo erros em seu processo de seleção, como por exemplo, contratando pessoas com qualificações acima das necessárias para o cargo, fazendo com esses funcionários peçam demissão por achar que o emprego não está de acordo com suas competências e habilidades.

    Para melhorar o processo de agregar pessoas dentro desta empresa é necessário que o departamento de gestão de pessoas procure saber quais as qualidades técnicas e comportamentais para o cargo a ser preenchido, e antes de qualquer recrutamento externo deveria ser feito um recrutamento interno com o objetivo de valorizar o funcionário que está a mais tempo na empresa, dessa forma aumentaria sua motivação e a empresa também sairia ganhando, já que economizaria tempo e o colaborador já estaria habituado a cultura da empresa.

    ResponderExcluir
  3. O processo de recrutamento e seleção não esta comprometido em recrutar proficionais que atendão ao perfil da organização. Por um lado os proficionais podem ter mais qualificações do que as competencias exigidas, por isso a alta rotatividade.
    Uma sugestão seria contratar proficionais por uma seleção mais rigorosa, que busque identificar proficionais adequados para os cargos.

    ResponderExcluir