segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Jovens Questionadores


"Nascidos a partir de1980, os jovens hoje chamados de Geração Y são os primeiros a entrar no mercado de trabalho com amplos conhecimentos do mundo digital. São curiosos e questionadores. Internet e celular integram o seu cotidiano, que agora se exacerba com o sucesso monumental o I-PAD, da Apple. Com essa visão da geração Y, os especialistas em Recursos Humanos dão tratos a bola para selecionar os modelos mais adequados de gestão, para garantir a competitividade do sistema. Outra característica marcante da geração Y é a velocidade com que pretende ascender a postos mais elevados. A paciência para aguardar é reduzida. Muitos têm bons cursos de pós-graduação(alguns lá fora) e não querem esperar por chances remotas. É a hora dos jovens de talento. Não existe propriamente conflito de gerações, mas uma visão diferente e segmentada do mercado de trabalho, com nítida vantagem para os que dominam as inovações tecnológicas, independentemente das idades. Inovação passou a ser a palavra de ordem. Ela deve estar presente também na escola, para que se forme uma nova e competente geração de líderes."

O Centro de Integração Empresa-Escola( CIEE), com os seus 25 mil inscritos, no Rio de Janeiro, trabalha com essa perspectiva de propiciar rápida ascensão profissional aos seus aplicados estagiários da predominante Geração Y.


*Arnaldo Niskier,´74 anos, é doutor em Educação pela UERJ, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras e presidente do CIEE/Rio (aniskier@ig.com.br)
'

Nenhum comentário:

Postar um comentário