quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Educando, desenvolvendo e treinando pessoas


Quando se trata de educar, desenvolver e treinar pessoas, muitos acreditam que se trata do mesmo assunto, mas são abrangências diferentes, que devem ser analisadas pelo nível estratégico e ver qual melhor satisfará os objetivos da organização.

Para melhor entender sobre os temas, apresento aqui, uma distinção feita por Luiz Carlos Moreno:

Educação

- Definição: Procedimento através do qual a série total de potencial de capacidade do ser humano é estimulada e aumentada.
- Objetivo: Fornecer competências e valores necessários para viver com sucesso, mais a habilidade de perceber e manejar com eficácia novos dados, informações e situações mutáveis, transformando, elaborando e construindo conhecimento para a vida.
- Enfoque: Ser Humano - prevê aplicação atual e futura da aprendizagem atual.
- Responsabilidades pela execução: Sistema educacional - público e privado. Empresas e sociedade civil.
- Resultado esperado: Homens que continuamente aprendem a aprender.
- Dimensão temporal: Longo prazo (vida toda).

Desenvolvimento
- Definição: Processo de crescimento integral do homem; a expansão de sua competência de utilizar totalmente as suas capacidades e aplicar sua competência para a solução ou resolução de novas e diferentes situações.
- Objetivo: Suprir competências específicas para o desempenho de tarefas futuras, num processo de crescimento contínuo.
- Enfoque: Necessidade e potencial do indivíduo + tarefa e ocupação futura. Preventivo – é um meio de se evitar que apareça um problema de produção.
- Responsabilidades pela execução: Empresa – através de todos os níveis de supervisão e gerência.
- Resultado esperado: Homens preparados para ocupações-chaves dentro da organização, na qualidade, quantidade e época necessária.
- Dimensão temporal: Médio prazo.

Treinamento
- Definição: Ação de efetuar mudanças no comportamento do homem, aplicado na aquisição de competências relacionadas à sua tarefa.
- Objetivo: Suprir competências específicas, necessárias para desempenhar tarefas características, dentro de padrões de qualidade, quantidade e custo estabelecidos.
- Enfoque: Necessidade da tarefa, ocupação atual. Corretivo - é um meio de se resolver um problema de produção.
- Responsabilidades pela execução: Empresa - através de todos os níveis de supervisão e gerência.
- Resultado esperado: Homens que desempenhem tarefas específicas, atendendo aos padrões de qualidade, quantidade e custo de forma a realizar as metas preestabelecidas.
- Dimensão temporal: Curto prazo.

O artigo completo está disponível em: http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Artigo/5137/educacao-desenvolvimento-e-treinamento.html

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