A origem e o crescimento dos planos de serviços e benefícios sociais se devem aos seguintes fatores:
* Exigências dos empregados quanto aos benefícios sociais;
*Exigênciais dos sindicatos e das negociações coletivas;
*Legislação trabalhista e previdenciária imposta pelo governo;
*Competição entre as organizações na disputa pelos recursos humanos disponíveis, para atraí-los ou mantê-los
O plano de benefícios é desenvolvidos para auxiliar o colaborador no exercício do cargo, fora do cargo (mas dentro da organização), fora da empresa, ou seja, na comunidade.
Benefícios Legais: São exigidos pela legilação trabalhista ou previdenciária, ou por convenção coletiva entre sindicatos como: 13° salário, férias e outros
Benefícios Espotâneos: São concedidos pela liberdade das organizações, como gratificações, transporte.
Benefícios Monetários: Concedidos em dinheiro como, férias, 13° salário, etc.
Benefícios Não-Monetários: oferecidos na forma de serviços, vantagens ou facilidades para os usuários, como relatorios, assistência médico-hospitalar entre outras.
Os objetivos básicos dos planos de benefício social são:
* Melhoria de qualidade de vida dos colaboradores
* Melhoria do clima organizacional
* Redução da rotação de pessoal e do absenteísmo
* Facilidade na atração e na manutenção de recursos humanos
* Aumento de produtividade
Vanderlei Moraes
Retirado de: www.rhportal.com.br
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