Melhorar a Qualidade de Vida dos funcionários e de suas famílias torna a empresa mais competitiva e produtiva. Essa é a principal função do QVT, baseada no bem-estar do trabalho e a eficácia organizacional.
A Qualidade de Vida no Trabalho esta ligada a motivação dos funcionários, mas para que isso aconteça é necessário a criação de um ambiente onde as pessoas se sintam bem com a gerência, com elas mesmas e entre seus colegas de trabalho,e estar confiantes com na satisfação das suas necessidades.
Pode-se motivar o trabalhador, criando um ambiente de participação, de integração com superiores, com colegas de trabalho, partindo sempre da compreensão das necessidades dos empregados. A gerência ou o líder mais próximo tem a responsabilidade de criar um ambiente onde as pessoas possam se sentir bem. Elas também precisam saber o que a administração espera que eles produzam e de que maneira.
A gerência ou líder mais próximo precisa estar sempre demonstrando que as pessoas têm um papel importante na organização e que outras pessoas contam com elas. Somos conscientes de que o trabalho é vital para o ser humano, torná-lo mais participativo, utilizando potencialidades e talentos, dar-lhes condições de trabalho adequadas, resultará no aumento da saúde mental e física dos trabalhadores.
Um programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), deve atingir todos os níveis, direcionando esforços para a canalização da energia disponível para o comprometimento humano. A necessidade de tornar nossas empresas competitivas colocou-nos de frente com a busca pela qualidade, que deixou de ser um diferencial competitivo, para se tornar condição de sobrevivência. Para tanto, é necessário canalizar esforços para alcançar qualidade mas sem esquecer o comprometimento humano e que elas são a peça mais importante da organização. Com isso haverá qualidade e qualidade de vida no trabalho.
Texto disponível em:
http://www.coladaweb.com/administracao/qualidade-de-vida-no-trabalho-qvt
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