sexta-feira, 19 de novembro de 2010

5 fatores pra o Sucesso

Durante os dois períodos de Gestão do Trabalho Humano em Organizações, aprendemos inúmeras lições para a nossa vida profissional e pessoal e essa imagem com os cinco fatores de sucesso ilustra bem o que é necessário para se obter sucesso na vida.

Não culpe nada e nem ninguém: O primeiro fator é parar de culpar a vida pelo que esta vivendo, a responsabilidade deste momento é sua, ninguém é culpado se está cansado, trabalhando muito e fazendo muitas matérias. Poderia ser pior, observe quem está em uma situação pior que a sua, e veja que existem pessoas que poderiam estar reclamando por várias razões e não estão. Procure ver possibilidades em vez de dificuldades.

Cultive os relacionamentos; procure não descontar seus problemas em cima de seus amigos e colegas de trabalho e também procure mostrá-los o quanto você os considera importantes.

Busque conhecimento: Nunca pare de buscar novos conhecimentos, pois cabe a cada um de nós gerenciarmos nossa própria carreira, e saber ajustá-la continuamente às demandas e exigências de um mundo em rápida transformação. Ninguém sabe o suficiente que não possa aprender mais.

Observe e permita: Todos deveriam aprender a ouvir mais. É necessário ter bom senso e saber o momento certo de ouvir e o momento de agir, não se prenda por timidez ou medo. Aprenda com os erros e acertos, e também não espere errar para aprender a ouvir conselhos dos mais experientes.

Seja criativo: O mundo procura por profissionais inovadores, e todos são potencialmente criativos, talvez com o passar dos anos tenhamos bloqueado nossa curiosidade e imaginação e estamos um tanto que “alienados”. Recupere sua criatividade esse será um grande diferencial para seu sucesso.

“É possível sonhar, criar, projetar e construir o melhor lugar do mundo, mas só as pessoas capazes podem transformar os sonhos em realidade.”

(Walt Disney – desenhista, cineasta e produtor norte americano)

Assuma responsabilidades: Assuma a responsabilidade de suas escolhas e de seus compromissos. Quando ver que não conseguirá cumprir determinada tarefa em dado período renegocie, ou não assuma o compromisso, mas se assumir cumpra. Em diversos momentos você será obrigado a fazer escolhas, é característica de um administrador tomar grandes decisões em momentos de pressão, e para escolher o melhor caminho a seguir, é necessário estar bem informado de tudo ao redor e ter consciência de todas as consequências.


2 comentários:

  1. Lamento mas entendo que são seis o pontos. Um deles e fundamental é aquele que diz respeito exatamente a plataforma de trabalho em que voce se encontra. esse ultimo item e tão importante quanto os de mais é o COMPROMETIMENTO com a empresa e seu trabalho.

    Obrigado

    JAYME RIZOLLI FILHO
    Telefone: 61-9642-4770
    rizolli@yahoo.com

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras ... é o que precisava ouvir ... grato

    ResponderExcluir