sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Entrevista: mitos e verdades sobre processos seletivos

Se você é do tipo que fica nervoso e tenso quando vai passar por um processo seletivo, calma! Você não é o único! A ansiedade é um elemento natural quando lidamos com algum tipo de avaliação, e até aceitável entre muitos recrutadores.
Porém, isso também não quer dizer que você pode associar o nervosismo com todos os possíveis deslizes cometidos em um processo de seleção. Para essa hora, preparar-se de forma adequada é fundamental.
Mesmo assim, é comum encontrar muitas pessoas com dúvidas sobre a melhor maneira de encarar uma entrevista, por exemplo. Bruna Dias, gerente de orientação de carreiras da Cia. de Talentos e uma das palestrantes das Rodadas Inspiracionais do HSM ExpoManagement, conversou com o Portal Administradores e esclareceu algumas questões sobre o assunto. Confira!



1 - Muitos ficam com receio e "certo nervosismo" na hora de participar de um processo de seleção para uma oportunidade de emprego. Em sua opinião, quais pontos são importantes para o candidato se sair bem nesse momento? Preparar as falas antecipadamente numa entrevista pode ser uma vantagem?

O mais importante é ter na mente que é uma oportunidade tanto para a empresa conhecer o candidato quanto para o candidato conhecer a empresa. Claro que não é uma situação confortável, mas pensar que é uma oportunidade, e não apenas uma avaliação, pode diminuir a angústia.

Algumas pessoas têm a fantasia de que os recrutadores são seres do outro mundo e ficam mais preocupadas em dar a "resposta certa" do que entender o que é perguntado. A única preparação que existe para um processo seletivo é conhecer bem suas experiências, aprendizados e objetivos além de pesquisar sobre a empresa e a oportunidade em si. Preparar falas tira a espontaneidade e o nervosismo pode aumentar.

2 - Atualmente, nota-se que os processos seletivos para vagas de trainees são os mais exigentes. Por que essa seleção é tão difícil?

O processo é difícil porque há muitos candidatos para poucas vagas e porque cada empresa tem exigências específicas de acordo com suas expectativas em relação aos candidatos. Normalmente, as empresas exigem inglês fluente, o que elimina muitos candidatos.

3 - Em uma entrevista de emprego, o que deve ser dito com certeza e o que jamais deve ser falado diante do recrutador?

Não existe certo ou errado nem fórmulas prontas. O que o candidato precisa analisar é a cultura da empresa para a qual está se candidatando. O foco da entrevista deve ser situações de aprendizado, conquistas e experiências. O candidato deve responder com sinceridade o que for perguntado pelo recrutador, procurando embasar suas respostas com exemplos.

4 - Em sua palestra na ExpoManagement você abordou os mitos e verdades do processo seletivo. Você poderia indicar importantes mitos e verdades dessas seleções?

Mitos:
- É importante ser o primeiro a falar em uma Dinâmica de Grupo

- Existe um perfil para trainees

Verdades:
- Esteja bem informado sobre a empresa

- Tenha cuidado ao preencher as ficha, jogos e testes

Por Fábio Bandeira de Mello, disponível em:
http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/entrevista-mitos-e-verdades-sobre-processos-seletivos/40001/

Nenhum comentário:

Postar um comentário